O MDP – Medium Desinty Particleboard (Partículas de Média Densidade) é um painel constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si, formado por três camadas de chips ou cavacos de madeira, geralmente Pinus, sendo uma grossa no miolo e duas finas nas superfícies, todas com grande uniformidade das partículas. Essa separação dos cavacos confere estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência a empenamentos e deformações. Na indústria moveleira, o MDP é utilizado em móveis retilíneos, onde não há usinagem – mesas, armários, balcões.
No MDP há espaços vazios entre uma fibra e outra; então, ele não absorve a umidade com a mesma velocidade. Quando isso acontece, as partículas incham, mas a umidade preenche primeiro os espaços vazios para, em seguida, aumentar a espessura do painel. Além de inchar menos, ele ainda possui uma taxa de retração quando a umidade cessa.
Por maior resistência a umidade e melhor custo em relação ao MDF, o MDP é utilizado por toda a indústria moveleira corporativa.
O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma placa de fibra de média densidade, produzida por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão.
O MDF, constituído de fibra nua, aglutinada e colada, absorve a umidade rapidamente. Saturada, deixa a umidade passar para a fibra ao lado, por osmose. Assim, o MDF incha, e muito, chegando a dobrar de espessura, dependendo da severidade do contato com a umidade.
Indicado para peças que terão partes arredondadas, contornos, usinagem em baixo relevo e entalhamento, o MDF é mais utilizado em móveis residenciais modulados, planejados e de marcenaria.
Tanto no MDP quanto no MDF o acabamento utilizado é a lâmina melamínica BP, prensada às chapas de madeira industrializada através de um processo de Baixa Pressão, conferindo a resistência mecânica às placas. Por isso, o produto acabado não apresenta diferença, independente do material utilizado em sua confecção; a estrutura muda de acordo com necessidade ou não de usinagem.
A durabilidade e procedimentos de conservação dos materiais produzidos em MDP ou MDF são idênticos. Os produtos acabados são próprios para áreas internas e secas; a higienização rotineira deve ser feita com pano seco, podendo-se aplicar um pano úmido seguido de um pano seco esporadicamente; evite aplicação de produtos químicos e exposição a luz solar.
Veja também:
EMOBILE - Conheça as diferenças entre o MDF e o MDP: http://www.emobile.com.br/site/varejo/diferenca-entre-mdf-e-mdp/
MDP x MDF - teste de absorção: https://www.youtube.com/watch?v=cL0VA3R16dw